Aconteceu nos dias 17, 18, 19 de maio, o V Fator Gestão, realizado pelos alunos do 3º período de Marketing da Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT.
Dia 17 - Palestra: Desmistificando a bolsa de valores com João Paulo Gomes, Corretor da XP Investimentos onde o mesmo passou sua vivencia na XP Investimentos, maior corretora individual do Brasil com cerca de 80.000 clientes, João Paulo Gomes mostrou em slide como podemos investir na bolsa de valores, uma palestra rica de informações, aonde virmos cinco maneiras de ser rico que foi: Nascer rico, Ter talento especial, Ganhar na loteria de preferência na Mega Sena, Economizar dinheiro todos os meses e investir corretamente, João também citou o livro pai rico, pai pobre primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro mostra a busca pela independência financeira através de investimentos, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. Foi dito pelo palestrante que 50% dos americanos investem na bolsa de valores, o principal motivo é a possibilidade de alto retorno a longo prazo, “a bolsa é questão de cultura” disse João, para começar investir na bolsa deve-se procurar uma boa corretora, depois transfira o investimento para a corretora e com suporte da corretora a mesma envia uma ordem para comprar ou vender determinado ativo, executar ordem no pregão, e em seguida a corretora credita os ativos adquiridos pelo investidor. Ao final da palestra a platéia fez algumas perguntas e fora respondidas pelo João.
Dia 17 - Palestra: Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial, com Milton Pradines diretor de relações institucional da Braskem, Milton falou da importância da imagem e reputação em uma organização onde identidade é quem é você e a marca quem você diz que é o que quiser, ele falou sobre os Stakeholdes, comunicação interna e canais de comunicação, Milton contou um pouco da estória da Braskem que lidera o mercado como maior reprodutor de resina das Américas, falou dos programas focados em educação ambiental, inclusão social, promoção cultural, e da visão em desenvolvimento sustentável como eficiência energética, gases efeito estufa, reciclagem, pessoas, eficiência hídrica, segurança química e matéria prima, onde se somando tudo isso se tem um lucro sustentável. Milton também falou da cultura e valores sólidos, educação para o trabalho, pessoas no centro da estratégia, programa de metas, programa de atração e retenção de talentos, valorização dos talentos internos, reconhecimento ao integrante (programa horizonte), na área de responsabilidade social tem investimento de 1,5 milhões/ano em projetos sociais. Ao final da palestra Milton deu dicas para os congressistas de sempre estarem se reciclando fazendo cursos, lendo mais, e participar de eventos como congressos, feiras e etc.
Dia 18 – Palestra: Ética Profissional com Juliano de Melo Costa, filosofo, ele começou com a seguinte frase: “A ética é a estética de dentro” o conceito de ética é a busca pelo ideal da natureza humana, moral é um objeto de estudo da ética, é um conjunto de costumes. E porque ser ético? Para promover o desenvolvimento da polis a fim de alcançar a felicidade definitiva objetivando encontrar motivações por meio de valores. “Foi citado três lições de Sócrates, foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. “Só sei que nada sei” “conhece-te a ti mesmo” o mal é produto da ignorância” outras citações foram de Jean-Paul Charles Aymard Sartre, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Ao final da palestra foi feito algumas perguntas e foram respondidas com clareza.
1969 – 1973 Surgiram organizações ecológicas
1988 – 1991 Maiores impacto sobre o mercado
1999 – 2001 A terceira onda teve seu ápice nos protestos contra organização mundial do comercio.
Atual – a quarta onda, cujo pico até agora se verificou no fracasso das organizações da conferência das Nações Unidas sobre o clima em Copenhague, Dinamarca, no final de 2009, focaliza a sustentabilidade e as soluções empresariais para os desafios da sustentabilidade que possam ganhar a escala. O momento se mantém forte.
Posicionamento das empresas:
Defensivo: “Não cabe a nós resolver isto”
Conformidade: “Faremos só o estritamente necessário”
Gerencial: “Isto é parte dos negócios”
Estratégia: “Isto nos traem uma vantagem competitiva”
Juliano explicou as tecnologias sustentáveis, visão sustentável, conformidade legal, gerenciamento da cadeia produtiva, para finalizar mostrou cases brasileiro voltado para a sustentabilidade, como exemplo o banco Real, Brastemp, Dove, e empresas que exportam carnes. Uma palestra rica em informações.
Dia 19 – A importância das Agencias de propaganda para as empresas, Hermann Fernandes, Diretor de criação da Chama Publicidade, falou da importância da propaganda para as empresas onde tudo começa na relação que a empresa tem com seu público, hoje o consumidor é rei é quando entra a visão do marketing onde identifica, antecipa, e satisfaz a vontade do cliente de forma lucrativa, hoje o que é novidade envelhece bem mais rápido, o papel da agência neste cenário é aumentar vendas, dar visibilidade, aumentar o marketing Share, e mudar a percepção para isso o ponto de partida é sempre a informação é quando entra o briefing, o planejamento, e a criação.
Dia 19 – Case Verdes Mares, Rafael Tenório, empresário alagoano que atua no seguimento de distribuição de alimentos, empreendedor desde os oito anos gera atualmente mais de 700 empregos diretos, Rafael Tenório falou da importância de reter talentos, de valores com os clientes, qualidade e excelência no serviço prestado, ética, valorização dos colaboradores, trabalho em equipe e responsabilidade social, ele disse que talentos é aquele acima da média, que trazem resultados significativos para a empresa, em relação a ser líder Rafael Tenório deu algumas dicas como: ser um líder servidor, faça ao menos um refeição mensal com a equipe, fale de seus projetos em relação a empresa, abrace sua equipe, elogie a equipe (saiba criticar sem ofender), seja transparente com sua equipe, ouça seus colaboradores, ele também falou que hoje em dia os colaboradores buscam por desafios, não por estabilidade, disse que um salário não basta para manter um funcionário em seu cargo, outro ponto da palestra foi a comunicação, onde ele a adota uma prática de portas abertas fazendo reuniões com lideranças e encontros informais, tudo isso faz da Verdes Mares uma empresa sólida e mais lembrada pelos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário