10 de maio de 2012

Franquias lideradas por mulheres faturam mais

Após assumir uma loja problemática da rede franquias Mega Matte, Constance Acosta surpreendeu os diretores da rede com os resultados da sua gestão. A unidade, inicialmente comandada pela própria franqueadora, fica dentro de uma galeria pouco movimentada no centro do Rio de Janeiro e apresentava faturamento abaixo da média – a receita mensal de cada unidade é estimada em R$ 70 mil.

Desde que Constance assumiu a loja, há dois anos e meio, não apenas conseguiu atingir a meta como a superou em 10%. A reforma da unidade e da própria galeria são alguns dos motivos que a ajudaram a alcançar esse resultado, mas segundo pesquisa da Rizzo Franchise, é possível que um outro fator também tenha tido influência na melhora da lucratividade: o fato de a loja ser comandada por uma mulher.

Segundo o estudo ‘Perfil do Franqueado Brasileiro’, realizado no ano passado pela consultoria com cerca de 150 franqueadores, as franquias comandadas por mulheres faturam 34% a mais do que aquelas cujos proprietários são homens. A rentabilidade delas também é 26% maior do que a dos homens. De acordo com a pesquisa da Rizzo Franchise, há 65 mil mulheres operando franquias hoje no País e quase 71 mil homens.

Constance não sabe exatamente o que a ajudou a conseguir melhores resultados, mas tem alguns palpites: “Acredito que as mulheres são mais atentas aos detalhes do negócio, se preocupam mais com a limpeza da loja e são melhores ouvintes do que os homens, o que faz diferença não só com os clientes, mas também com os funcionários.” Para os dirigentes da rede Mega Matte, há ainda um outro mérito na empreendedora: estar presente na loja todos os dias.

Gestão. Uma outra pesquisa feita pela consultoria americana Zenger Folkman reforça a ideia de que as mulheres são boas gestoras. Segundo o levantamento, de 16 competências consideradas cruciais para liderar, as mulheres costumam se sobressair em 12. Entre elas, estão qualidades como capacidade de construir relacionamentos e resolver problemas, facilidade de comunicação e motivação.

Para a fundadora da rede de franquias Pello Menos, Regina Jordão, as mulheres se identificam mais com seu negócio – 70% das lojas são chefiadas por mulheres – e isso faz com que elas tenham mais facilidade para perceber os pontos a serem melhorados.

Já as sócias da franquia Depillah, Gracielle Netto e Raphaella Praça, dizem que a sensibilidade feminina faz toda a diferença na condução do negócio. “Prestamos atenção a cada detalhe, desde o uniforme até o cheio da loja e qualidade dos produtos. Tudo tem que estar sempre perfeito”, diz Gracielle.

fonte: www.estadao.com.br

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