Decidir lançar um produto novo é um desafio para
todos os empreendedores. Isso porque tendemos a ser perfeccionistas com um novo
produto e, não importa o quanto ele seja bom, nunca será como o que queremos
que ele seja.
Isso porque sempre teremos mais recursos para
adicionar, mais erros para corrigir, mais mudanças no design, e por aí vai…
Sendo assim, se você esperar pelo produto perfeito,
você pode acabar matando a oferta para o mercado, ou pode ser passado pra trás
pelo lançamento de um produto concorrente de uma pessoa que lançou antes de
você.
Por outro lado, lançar um produto cedo demais corre
o grande risco de decepcionar o seu cliente – e todo um mercado – e com isso
prejudicar a sua marca.
Justamente por isso, existem 4 lições que
precisamos colocar em prática antes de lançarmos um produto:
#1. Lançar mais cedo do que você pensa que deveria
Encare a verdade. Você nunca estará satisfeito com
a forma com que o seu produto é lançado. A qualquer momento você terá em mãos
uma lista com milhões de falhas e melhorias a serem consideradas.
Mas isso não deve influenciar no seu lançamento. Se
você está realmente investindo no produto, uma versão melhor sempre aparecerá
na sua cabeça.
Sendo assim, diminua a pressão e a preocupação. Não
espere que o seu produto esteja acabado, espere ate que que possa dar uma boa
primeira impressão para quem importa.
Você sempre vai poder melhorá-lo mais tarde, mas
lançar o produto pode lhe fornecer um grandioso feedback que irão moldar as
características que você quer construir em cima da sua plataforma.
O feedback do usuário no produto recém-lançado, por
exemplo, permite que você priorize aquilo que precisa estar em primeiro lugar
para causar o impacto necessário.
#2.
Defina as expectativas certas
Não trabalhe para criar emoção ou expectativa em cima das pessoas
que vão consumir o seu produto. Você precisa ser capaz de entregar o que
prometeu – ou vai acabar prejudicando a sua credibilidade.
Ofereça ao usuário uma proposta de valor bem clara e tenha certeza
de que o seu produto oferece como benefício para ele. Em algum momento o Cuil disse que seria melhor – e maior – do que o Google nas buscas, e aonde ele se encontra hoje?
Essa declaração grandiosa podem até obter a atenção da imprensa,
mas eles estão finamente anunciando um possível fracasso: se você não pode
entregar as suas promessas, logo você acabará com os usuários que estavam
impressionados por algo que você não poderia entregar.
E, se a sua oferta ainda está em desenvolvimento, seja honesto
sobre isso e convide os usuários a compartilhar os seus comentários e sugestões
com você.
#3.
Fugir dos objetivos
O que você realmente deseja alcançar com o seu novo produto? Você não
pode ter tudo ao mesmo tempo, sendo assim, escolha um objetivo que será o
fator-chave no momento da decisão de seus clientes.
Na maioria dos casos, o grande motivo para lançar o seu produto é
coloca-lo no mercado para então melhorá-lo. Nesse caso, faça o mais rápido
possível, quando você tiver o suficiente para dar às pessoas uma boa primeira
impressão sobre você.
Ele não precisa ser perfeito. Deixe claro ao usuário que você
ainda está em fase de aprendizagem, ao anunciar um produto como um produtobeta
tester. Com isso você vai começar bem e os
usuários o ajudarão a fazer algo muito melhor.
Se você estiver tentando atrair investidores, você precisa criar
emoção com o seu lançamento. Faça quando você tiver a oportunidade de chamar
atenção e tenha o suficiente do seu produto para que seja possível contar uma
grande história sobre onde ele está indo.
Por último, se você quer crescer, você precisa ter certeza de que
tem um grande produto bem testado e um motor de crescimento antes do
lançamento, então seja (ou pareça) grande.
#4.
Lembre-se que este é apenas o começo
Às vezes, esquecemos que o lançamento do produto não é o fim. Sim,
o lançamento do produto é um marco, mas o peso não está totalmente sobre ele.
O lançamento, na verdade, é apenas um pequeno passo na construção
de um produto grande e sustentável.
fonte: Jornal do Empreendedor
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