A responsabilidade
social passou de um tema bastante discutido no meio corporativo para ser
incorporado em estratégias de grandes companhias. Empresas como Avon, Nokia e Coca-Cola já colocaram a prática em
sua estratégia de marketing para fortalecer suas marcas e agregar valor a
produtos e serviços, ao mesmo tempo em que promovem benefícios para as
comunidades em que estão inseridas e contribuem para o desenvolvimento da
população.
Caminhando nesta
direção, as companhias desenvolvem programas de sustentabilidade, investem em
institutos de ensino e levam ainda o conceito de negócios sociais para dentro
da gestão, buscando inovação na categoria e mais consumidores engajados.
A Fundação Nokia de
Ensino, o Coletivo Coca-Cola e a campanha Avon contra o câncer de mama são
exemplos de ações sociais que fazem parte das estratégias de sustentabilidade em
longo prazo para os negócios das empresas.
Seguindo a lógica do
bom desempenho e do lucro, a preocupação com os efeitos sociais e ambientais
causados pelas indústrias não é mais apenas uma opção, mas uma determinação do
mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Ambiental, em setembro
de 2011, 70% dos consumidores já buscam informações sobre o engajamento das
empresas com o tema.
fonte: revista Exame
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