Sol o ano todo.
Termômetros que, frequentemente, marcam acima de 30 graus. Com tanto calor, não
há chocolate que
resista. Por conta das temperaturas altas, o Nordeste brasileiro nunca foi um
mercado propício para a venda de ovos de Páscoa.
Tanto é que, segundo
dados da Mondelez International (ex-Kraft Foods, dona da marca Lacta), o
consumo de ovos de chocolate entre os nordestinos é três vezes menor que no
restante do País.
Por causa do clima
muito quente, a distribuição de ovos de chocolate é muito difícil no Nordeste,
explica Alessandra Mendes, gerente da categoria de chocolate da empresa que há
16 anos consecutivo é líder nacional nas vendas de ovos de Páscoa.
De tudo que a Lacta
produz - esse ano a previsão é de 28 milhões de unidades - a região Nordeste
responde apenas por 11% do consumo, mesmo concentrando quase 30% da população
nacional.
Para reverter esses
números e fortalecer o costume de presentear e consumir ovos de chocolate na
região, a Mondelez resolveu investir na região. A marca (que não divulga
valores) dobrou os investimentos em marketing para a temporada 2013 nos Estados
nordestinos.
Por isso, a Mondelez
decidiu investir em lojas próprias dentro de shoppings centers - ambientes que
normalmente têm ar condicionado. Montadas em parceria com as Lojas Americanas,
dentro de centros de compras como o Iguatemi de Fortaleza, essas lojas
receberam uma estrutura pela qual o cliente pode personalizar ovos com fotos
digitais.
Em outros pontos de venda,
principalmente os de rua, a Mondelez decidiu distribuir adegas climatizadas
para funcionar como prateleiras refrigeradas de chocolates.
Desde o fim do ano
passado, 200 unidades já foram instaladas em padarias, lanchonetes e bares da
Bahia, Pernambuco e Ceará. Dessa maneira, a companhia, que é dona de 36,9% das
vendas de ovos de Páscoa no País, espera acelerar seu crescimento no Nordeste.
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